Leituras de Guru 3

 

Introdução

 

Leituras de Guru 3 é parte de uma série de performances que venho realizando desde 2010, quando apresentei sua primeira versão no Encontro Nacional de Antropologia e Performance, realizado na Universidade de São Paulo. O conceito desse trabalho parte de três fontes primárias: a autobiografia – elemento até então pouco explorado por mim – o texto e a ação. Nesta terceira versão, concebi um material textual que mesclava quatro línguas, algo que já realizava desde que tomei contato com a obra de Guillermo Gómez-Peña, radical influência na concepção da série inteira.

Nesta nova versão, preferi restringir o número de personas evocadas, concentrando-me em uma – a paródia de Jesus Cristo – que faz cruzamento com outro trabalho de fotoperformance ainda em preparo. Ao mesmo tempo, retomei uma frase guia (“sempre que se fala em performance se quer saber o que é”) que surgiu na segunda versão das Leituras de Guru, realizada no evento telemático Ubicidades (ECA/CCE USP/Colabor 2011). O “Guru” é uma referência à banda de rock alemã dos anos 70 Guru-Guru, cujas músicas há muitos anos funcionam como trilhas de várias das minhas performances.

 

Leituras de Guru 3

 

Preparação: cronômetro

 

IN BAD SPANGLISH (THANK YOU ARIEL SPEEDWAGON FOR THE INVENTION OF THE NAME)

HOMMAGE TO GODFATHER DE PERFORMANCE LATINA, GUILLERMO GÓMEZ-PEÑA.

SALVATE E TORNA UNA VEZ MÁS, CABRÓN!

 

1) Funk com bonequinhos – Pasta Agra – Música – Coletânea Funk – Faixas 21 e 22

 

2) Ainda com Funk – Cristo com saco de risada JC HO

 

Eu estou furious e no puedo mas!!!!

 

Con esta frase, el personage representado by the actor Peter Finch el la película Network – Rede de intrigas (1976) de Sidney Lumet, convocava the enormous audience de um programa de TV, from which fora demitido como presentador, to go a la ventana and expose sua insatisfação wiht the society, la vida, o rumo das coisas, to manifest, enfim, su indignacion.

Peter Finch no viveria para receber el Oscar for this memorable role, provavelmente el más importante de his carer. La entrega póstuma del premio gave a particular tragical sentido to the personage e a esta escena, so intense quando hecha.

In some momentos, like lo que estamos passando ahorita mismo em las Universtys brasileñas, no me ocurre nothing que seria más apropriado as a respuesta to the absurds a que somos atirados, do que esta frase que deshace, com la escena in which it is, toda la retórica that one could lhe ser agregada.

 

3) Sempre que se fala em performance se quer saber o que é.

 

4) Texto:

I came this jeito porque mi fantasia de petit prince no was ready a tempo.

Ogni volta ché parla sul performance, ogni vole sapere lo que sei.

 

5) Carne – amaciante – martelo

Every time we speak about performance, one wants to know what it is.

 

Texto: As el tiempo here tends a ser muy corto pensei que poderia be interesting demonstrar – performance es demonstration – demonstrar como hacer una de las foods plus fameuses de latin people: el churrasco. As you know, first de tudo one needs to prepare the carne del churrasco. Segun los especialistas the meat needs to be soften, esto es, como dizemos aqui en Brazil, one must amaciar a carne.

 

AÇÃO

C:\comut branco maior\D\agra\musica\Mauricio Pereira-Turbilhao de Ritmos\Cancoes Que Um Dia Voce Ja Assobiou, Vol. 1\13 O Homem de Nazareth (4:37) cortar logo ao fim dos aplausos.

I died, e el infierno es aqui, where, uno no sabe bem porque, el vecino tem um apartamento in which door alguém push furiously la campainha, during horas consecutivas. Jamás es atendido. But ouve-se, from time to time, la repeticion of this infinito ring.

Siempre que se habla sobre performance, uno quer saber lo que es.

 

6) Tout les occasions qu’on parle sur performance, on veux savoir que-est-que-ç’ait

 

Conclusão – joaninha solta com chapéu:

Wenn es um die “performance” kommt man fragt sich, was es ist.

Na saída: Samba X9

 

 

Figurinos: túnica, parangolé, saco de risada, martelo, chapéu do Beuys, comprar a carne e levar o amaciante

 

 

© 2013 eRevista Performatus e o autor

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