El Minotauro #3

 

Estes depoimentos, organizados por Da Mata, fazem parte da documentação de sua obra El Minotauro #3 (2014). Ao receber o cartão-postal enviado pelo artista, alguns destinatários, em seguida, escreveram ou enviaram fotografias e cartões-postais a ele ao tomarem conhecimento do conteúdo do objeto recebido.

 

 

Vítima 52 _ hsuahsuhaushaus… acabou de chegar!!!! Estava sem envelope, dobrado ao meio e com quatro grampos. A minha irmã que recebeu e leu, curiosa, ficou sem entender… e mostrou para minha mãe… tb mais curiosa ainda… queria saber o que tinha dentro. Eu abri na frente dela e ela ficou apavorada… hasuhauhsuas… eu expliquei que era uma provocação de artista… ela ficou indignada… rs… tentei convencê-la e ela agora começa a rir… enfim… ela já passou por várias revisões na cabeça com o meu trabalho… agora essa sua ação deu outra reviravolta na cabeça dela… e na minha também. Eu adorei a ideia. Fiquei muito contente por ter recebido o “postal-performance”. Eu queria saber se vc enviou o postal aberto… se o grampeado foi por vc ou fizeram isso nos Correios… […] 4 grampos, censurado… rs… mamãe aqui assustada… hsahhsuhaushuas ela falou que tinha que grampear mesmo. hasuhauhsuas disse para eu não fazer essa arte… hsuahsuahusas

 

Vítima 193 _ […] recebi o postal do Minotauro mas por favor não envies mais postais assim sem ENVELOPE!! A carteira que distribui o correio aqui na praia, ficou escandalizada… Arte é só para meia dúzia de pessoas. Beijinho.

 

Vítima 123 _ Aiiii és tolo! Recebi a tua carta. Foi a minha mãe que a tirou da caixa de correio e veio ter comigo a perguntar que amigos tenho. Eu ahah

 

Vítima 51 _ adorei. causou um escândalo com o porteiro do prédio… uma reação performática… muito interessante… kkk

 

Vítima 150 _ Super Hot… vou gozar.

 

Vítima 31 _ teu postal chegou aqui […] ia dizer “chegou teu pau” hhaha

 

Vítima 69 _ Recebi um lindo cartão em casa. Que projeto bonito, que expressão, que potência! Pensar nos tabus, avançar, destituí-los, torná-los experiências. adorei a partilha!

 

Vítima 18 _ Duas primeiras impressões: 1) Uauu… 2) A lembrança de um corpo que amei no passado, que amei perdidamente, e que foi, de algum modo, também campo de batalha. […] Ele vai ficar na mesa de cabeceira por alguns dias, ainda estou processando. De repente eu estava no meio do corredor deparada com a imagem de um passado próximo que eu jurei ter deitado nas águas do Atlântico.

 

Vítima 95 _ minha reputação que já era zero agora sei lá onde está 😉 vou usar de marcador de páginas na trilogia “História da Virilidade” que estou lendo. Acho coerente, não?

 

Vítima 79 _ impossível não ser invadido por uma série de sensações contraditórias, labirínticas mesmo.

 

Vítima 3 _ acoplamentos podem ser labirínticos, mas existem para o desejo passar e fluir.

 

Vítima 15 _ luxo só! <3

 

Vítima 14 _ […] tomei um susto quando recebi, cheguei até a ficar eufórica…

 

Vítima 103 _ […] gostei bastante, acho que pra meninas a provocação ganha mais força!

 

Vítima 129 _ […] quando o zelador colocou aqui em baixo fiquei em choque hahahahahah imaginando o q ele deve ter achado!

 

Vítima 187 _ querido, parabéns pelas suas conquistas. Espero que tenha resultado em plus seu correio… mas peço que da próxima vez utilize um envelope. Pois, se esta fase estiver já adubada, o olhar do outro só importará como partilha! beijo grande

 

Vítima 27 _ […] estava em um envelope, feito de A4… são intervenções na sua obra…

 

Vítima 132 _ obrigado por compartilhar a sua questão/corpo. certamente as partes de negatividade sexual do seu corpo começam a ser transvaloradas, e isso constitui uma positividade.

 

Vítima 56 _ Recebi a esperada visita do Minotauro na última sexta-feira. Chegou impávido e impecável, sem nenhum amassado, nenhuma dobra, nenhuma rasura além daquelas que ele é no próprio mundo. Sim, ele é uma dobra no mundo, uma rasura no linear e pudico corpo-do-mundo ou mundo-do-corpo. Assim, pouco sabemos do seu percurso até aqui. Será que passou triste o carnaval repousando na minha caixa de correio? Esperemos que não. Esperemos que não… desejemos que tenha celebrado seu corpo no último vestígio do culto a Dionísio. Sua chegada não me surpreendeu, pois como sabes ela já era esperada. Mas ainda assim sua imagem, corpo e presença, foram importantes. Seu corpo cheio de vida agora descansa, mas eternizada ação, ininterrupta, estará para sempre pulsando potência e devir. Para sempre vir-a-ser vida, força e criação. Mesmo quando seu frágil corpo não mais existir… Te amo!

 

Vítima 2 _ […] como eu mudei de cidade quem me mandou foi meu pai pelo whatsapp… hahahaha imagina a cena kkkk

 

Vítima 19 _ recebi com alegria e um riso envergonhado o seu postal, visto que foi entregue pelo meu pai com um olhar confuso e constrangido rsrsrsrs. Achei o trabalho intenso, bonito, forte. Obrigada por me fazer sentir parte dele. Adorei receber seu postal. Lembrei-me dos tempos de viagem do meu irmão que onde estivesse me enviava lindas imagens para que com ele eu pudesse dividir o momento vivenciado. Foi através dos postais de meu irmão que nos mantivemos conectados por diversas vezes. Muito obrigada pelo carinho e por ter me feito reviver este momento.

 

Vítima 30 _ […] confesso que choquei de início rs. […] hahahahaha, quem não tá olhando na minha cara é a porteira. pura ignorância. já me achava estranha e agora então. hauahaua, achei bem intenso. forte.

 

Vítima 100 _ o recebi do porteiro. sua cara era um misto de revolta, repúdio e medo. me disse que via “aquilo” como uma ameaça. diante de seu pavor, só posso te dar os parabéns. fico feliz em saber que a imagem ainda é forte. e fiquei imaginando o rebuliço que seu trabalho veio causando, desde a agência do correio até chegar às mãos do porteiro.

 

Vítima 165 _ […] adorei o “erotizar minha cultura de culpa”… esse seu Minotauro foi quase um espelho pra mim…

 

Vítima 83 _ Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!! Amei a visita do Minotauro e adorei a reflexão sobre corpo, culpa, prazer, tabu <3 (só fiquei imaginando a cara do porteiro quando o postal chegou… kkkkk, e eu toda fofa chegando pra receber as cartas: Bom diiiia seu fulano! E ele todo ressabiado me entregando o Minotauro!… hahahahaha)

 

Vítima 169 _ […] fiquei um pouco vermelho quando a moça da fundação me entregou. Achei lindo o contraste do Minotauro tesudo com o texto com letra quase adolescente + selo postal do papa. […] desculpa eu tô com dificuldade de focar só no lado artístico da coisa…

 

Vítima 41 _ Cheguei em Brasília hoje, de volta das férias, e estavas me esperando por debaixo da porta. O porteiro que recebeu deve ter ficado chocado, hahahaha. Porteiro do dia do prédio é crente. Quando tá desocupado, fica lendo a bíblia. […] Tenho certeza que meu namorado vai ficar com ciúme. Hahahhaha

 

Vítima 188 _ chegou teu cartão! 🙂 Só foi um pouco complicado porque foi minha filha que pegou, ela ficou meio chocada! Mas adorei receber um cartão! E gostei da proposta 🙂

 

Vítima 53 _ Vivo em casa do meu irmão e do namorado dele; eles nunca cá estão e eu não tenho a chave do correio! Quem recebeu o postal foi o namorado do meu irmão. Tenho a certeza de que ficou excitado no meio de tanta exaltação. Proibiram-me de receber correio em casa daquele género; não percebi tanto pudor vindo de um casal homossexual (normalmente são libertos desses preconceitos relativamente ao corpo). Fiquei proibida também de tê-lo exposto às quintas-feiras quando uma senhora vem cá limpar a casa e por isso decidi transportá-lo comigo todos os dias dentro do livro que ando a ler. Costumo ler no comboio e é incrível ver as reações das pessoas quando o tiro; faço questão de segurá-lo durando os 20 minutos do trajeto.

 

Vítima 191 _ querido, obrigado pelo postal! <3 linda foto (e linda a cara do meu porteiro me entregando ela hahahah)

 

Vítima 61 _ El Minotauro chegou até mim, causando frisson na caixa de correspondências e surpresa no meu porteiro. Ele me disse, ao entregar o cartão: – a imagem é forte. Forte e delicado é o seu trabalho, a maneira de investigar o corpo e sua potência poética. Obrigado por compartilhar suas descobertas comigo. O cartão está devidamente colado em minha parede, ao lado de imagens que cotidianamente me inspiram e me ajudam a continuar fazendo.

 

Vítima 22 _ chegou o Minotauro. Porque labirintos andou ele nesse um mês e meio desde a postagem? Será que já havia estado aqui, mas o levaram de mim? Enfim, de pé ou deitado o corpo (seu, dele, meu) é desejo explícito de gozo e urgência de vida.

 

Vítima 63 _ Tô emocionado. Acabou de chegar. O porteiro me entregou com um sorriso enorme. Amei.

 

Vítima 74 _ Muito obrigada pela carta que vc me mandou. Arrasou, amei! Chegou hoje. Bem poética e íntima. Não vi a cara do carteiro, pode ser que até assustou ao ver a exposição dum corpo masculino bem ótimo.

 

Vítima 57 _ Receber um postal, não é habitual hoje em dia. Por vezes os hábitos “tocca e fuggi” da quotidianidade, fazem-nos esquecer o âmago da vida.

 

Vítima 65 _ I received your post card! I love it!!!! and few other people in my studio really love it and they want to know u… Let me know if you are passing by London…

 

Vítima 161 _ O porteiro me entregou com o lado da nudez para baixo e ficou rindo e disse “desses seus amigos”. Assim, eu já levei várias trans lá no prédio. É tudo diversidade kkk. As meninas da faxina ficaram rindo tbm. Deve ter acontecido uma fofoca. Eles já adoram falar de mim, mas me respeitam rs. Sou super The Mônia para essa gente. Obg amiga amey.

 

Vítima 221 _ Recebi. Nem sabes o que aconteceu… A governanta da residência veio ao meu quarto para deixar um bilhete que diz “quando te mandam um correio deste é favor dizer à pessoa para meter o postal dentro de um envelope se não para a próxima não recebo tal correio. Olinda.” O bilhete tinha erros de português. Ela nem se importou com a bagunça do quarto ahahaha espero não a ver durante uma semana.

 

Vítima 135 _ Olha a mensagem que meu vizinho mandou: rsrsrsrs “E aí meu caro, tranquilo? Vi um postal pra você na cx de correio, tomei a liberdade de colocar embaixo da tua porta – imaginei que vc não quisesse que os vizinhos lessem (sempre tem os curiosos, o que não é meu caso, rs). Abraço”.

 

Vítima 73 _ hahahahaha, foi bem engraçado, pq foi meu namorido que pegou as cartas na caixa de correios do prédio, e me mostrou todo desconfiado a imagem. Pra ser sincero e bem direto, achei um tesão a imagem, não sei se essa era a ideia, mas bati uma punheta para o Minotauro! Interessante trabalhar com essa energia.

 

Vítima 39 _ acabo de receber seu postal. celebrei-me masturbando. gracias […] quando o recebi, fiquei excitado. parei o que estava fazendo pra me masturbar. […] cai na armadilha do Minotauro.

 

Vítima 222 _ lindãooo! recebi e morri com o seu postal. super grato! já guardei, me excitei, deixei exposto aqui em casa!

 

Vítima 189 _ menino, recebi seu postal. da próxima vez, pode vir junto.

 

Vítima 58 _ […] saí pra comprar pão e na volta o porteiro, seu Zé, me disse que tinha uma carta que talvez fosse pra mim! Ele me deu seu cartão-postal com uma cara muito engraçada! Fiquei imaginando seu corpo rolando pelos correios do Brasil! Acho que demorou tanto, porque muita gente deve ter lido e batido uma punheta.

 

Vítima 202 _ My dear, you wonderful postcard reached me on Monday. Thank you so much! I am sure my postman was quite confused 😉 but I really LOVE IT!

 

Vítima 200 _ Um corpo é sempre pequeno para tudo o que circula em sua volta. Inclusive a culpa. Inclusive o prazer. A tua letra minúscula lembra a letra de uma criança. É uma caligrafia contida, domesticada. O carteiro que entregou este postal, numa tentativa de saber mais sobre o teor deste corpo escandaloso, com certeza deitou o olho nesta caligrafia. E que terá ele pensado sobre ela, sobre a imagem minotáurica e sobre a misteriosa correspondência?

 

 

Vítima 56 _ Querido Minotauro, hoje passando pela banca de jornal vi que não são somente os brasileiros que gostam de exportar suas bundas em forma de cartão postal… a diferença que exportamos as bundas de mulheres de biquíni, por aqui de toureiros. Diferença sutil… Beijos! Amo você! Cariño!

 

Vítima 196 _ recebi teu postal! Hehe, não estava a espera que fosse tão explícito… haha, mas gostei do teu texto… tens uma letra muito bonita 🙂 […] oh ora essa! 😛 e gostei da imagem, foi inesperada hehe

 

Vítima 71 _ Recebi seu postal, mas achei sua letra muito pequena.

 

 

PARA CITAR ESTE TEXTO

DA MATA. “El Minotauro #3”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 6, n. 19, jan. 2018. ISSN: 2316-8102.

 

Revisão ortográfica de Marcio Honorio de Godoy

Edição de Da Mata

© 2018 eRevista Performatus e o autor

Texto completo: PDF