Um Discurso, O Arame Farpado, O Leviatã, O Fio de Ariadne

 

Sigalit Landau, Barbed Hula, 2000

 

Mise en abyme. Colocar o infinito. O texto dentro do texto. Hipertexto. Dos manuscritos e marginálias para o corpo. Do corpo para o mundo. Arte performática.

Ver o trabalho de Sigalit Landau é ler um hipertexto. Barbed Hula, em especial, é a possibilidade de uma leitura de longa duração do tempo histórico, em pouco mais de um minuto. Surgem, no pensamento, quadros que se movem numa velocidade vertiginosa. Um filme composto no decorrer de milênios.

A escolha do lugar-emblemático remete ao pensamento de M. L. Silveira, “O lugar não é um fragmento, é a própria totalidade em movimento que, através do evento, se afirma e se nega, modelando um subespaço do espaço global” (SILVEIRA, 1993, p. 204-205.). O brinquedo, feito instrumento de autoflagelo contra a nudez, clama liberdade.

Barbed Hula sintetiza toda a dramática história daquela encruzilhada de povos de diversa etnia, cultura e crença. A começar pela Diáspora Judaica relatada no Antigo Testamento e atribuída ao ano de 586 a.C., quando da invasão empreendida por Nabucodonosor ao território ocupado pelas dez tribos, até hoje.

Na vertigem da evocação, a imagem da ocupação da Palestina pelos romanos. A perseguição e sacrifício do judeu insubordinado que foi feito Salvador dos povos ocidentais. Ironia. Seu povo ainda seria acumulado de culpa e por séculos esperaria voltar à Terra Prometida.

Idade Média. Cruzados cristãos lutam em Jerusalém, onde o corpo de Landau aborda seu discurso de dor. Desta feita contra muçulmanos árabes. Um derramamento desmedido de sangue.

Enquanto o aro de arame farpado faz seu giro em torno do corpo de Sigalit, outro quadro surge, em tempos mais recentes. Um quadro de tensões provocadas pelas fronteiras arbitrárias, arbitradas e realizadas por Inglaterra e França, no início do século XX. Ignoradas as milenares e variadas identidades culturais, étnicas e religiosas dos povos árabes e suas rivalidades, esses povos viram-se confinados em nações artificiais.

A dramática situação é agravada com a criação do Estado de Israel em pleno território de etnia árabe e religião islâmica. Israel tornou-se uma terra em permanente estado de guerra.

Uma gigantesca leva de refugiados palestinos espalhou-se, expulsos de suas cidades, vilas e propriedades.

Pouco mais de um minuto de um bambolear. A questão Oriente Médio, lugar de encontro e divisão entre Ocidente e Oriente, ocupa o centro das atenções de países interessados no território rico em petróleo. O corpo autoflagelado continua seu discurso de apelo e dor.

Agora, cercas e rolos de arame farpado substituem o hula hoop. A imagem remete à exclusão de povos, de gente à margem do processo globalizador promovido pelas potências mundiais. Espalham-se e alcançam corpos como um Leviatã.

Terra Prometida. Terra Santa. O lugar que não é apenas um lugar.

O corpo da artista não é só um corpo. É invólucro permeável, permeado de história, de sentido. Instrumento de discurso. Nele, a representação da dor é o apelo ao fim dos conflitos, à reaproximação pacífica dos povos dos dois lados do mundo.

O aro de arame farpado então pode transfigurar-se e significar, como o fio de Ariadne, a possibilidade de salvação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.

MAE. Sigalit Landau: History and Geopolitics’ Imprint on the Female Body. Feminist Art Archive, Washington, s/d. Disponível em: <http://goo.gl/sgPWf8>. Acessado em: 23 de junho de 2014.

OLIC, Nelson B.; CANEPA, Beatriz. Oriente Médio e a Questão Palestina. São Paulo: Moderna, 2006.

SILVEIRA, M. L. Totalidade e fragmentação: o espaço global, o lugar e a questão metodológica, um exemplo argentino. In: Milton Santos; Maria Adélia de Souza; Fancisco Scarlato; Mónica Arroyo. (Org.). Fim de século e Globalização. São Paulo: Hucitec-Anpur, 1993.

 

 

PARA CITAR ESTE TEXTO

COELHO, Silvana Dias. “Um Discurso, O Arame Farpado, O Leviatã, O Fio de Ariadne”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 2, n. 11, jul. 2014. ISSN: 2316-8102.

 

Revisão ortográfica de Marcio Honorio de Godoy

© 2014 eRevista Performatus e a autora

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